10 janeiro 2017

Mente cansada para estudar?

Descubra 3 dicas de utilizar as informações desse texto ao seu favor.


Mente cansada paerENTE CANSADA PARA ESTUDAR

Eu adorava estudar a noite. Tudo é mais tranquilo, silencioso. Até que um dia fiz o teste de estudar pela manhã. (*No final desse texto dou 3 dicas de como fazer isso, mesmo se você trabalha pela manhã)
Quanto mais você desgasta a sua mente tomando decisões durante o dia, por mais simples que sejam, isso vai afetar a qualidade do seu estudo.
O engraçado é que descobri isso pela experiência, mas existe comprovação científica, como você pode ver no trecho desse livro:
“Foi mostrada aos participantes uma mesa coberta por produtos. Eles foram informados de que iriam ficar com um deles do final da experiência. Em seguida, alguns dos alunos foram instruídos a fazer escolhas, o que supostamente iria determinar o produto que iriam receber no final. Eles tiveram de fazer uma série de escolhas, sempre entre dois objetos. Eles preferiam uma caneta ou uma vela? Uma vela com aroma de baunilha ou de amêndoa. Uma vela ou uma camiseta? Uma camiseta preta ou uma camiseta vermelha? Nesse ínterim, um grupo de controle, passou um período igualmente longo contemplando os mesmos produtos sem ter de tomar nenhuma decisão. Foi apenas pedido a eles que dessem a sua opinião sobre cada produto e informassem com que frequência o haviam utilizado nos seis meses anteriores. Posteriormente, todos foram submetidos aos testes clássicos de autocontrole: manter a mão mergulhada em água gelada o maior tempo possível. A água é desconfortável e o impulso natural é retirar a mão, de modo que é necessário autodisciplina para manter a mão dentro da água. Ao que se revelou, as pessoas que tiveram de tomar decisões desistiram significativamente antes do que as que não tiveram de fazer isso. Tomar todas aquelas decisões aparentemente tinha enfraquecido a sua força de vontade, e o efeito voltou a se manifestar em outros exercícios de tomada de decisões.” (Trecho de: Roy F. Baumeister e John Tierney. “FORÇA DE VONTADE – A redescoberta do poder humano.” Editora WMF – Martins Fontes).
O problema foi que durante algum tempo eu trabalhava pela manhã. Por isso vou deixar aqui 3 dicas de utilizar essa informação ao seu favor.
1ª DICA: utilize para estudar os dias em que você tem a manhã livre, como sábados, domingos e feriados.
2ª DICA: se precisar estudar a noite durante os dias da semana, reserve um tempo para programar o que vai fazer no dia seguinte, como por exemplo a roupa que vai vestir. Isso economizará seu tempo e o desgaste de tomar muitas decisões durante o dia.
3ª DICA: se puder durma mais cedo para pode estudar 1 ou 2 horas antes de ir para o trabalho. Esse tempo de estudo será extremamente produtivo se você acordar descansado.
Por:  Gerson Aragão

Nenhum comentário:

Postar um comentário